22 de set. de 2010

A ABELHA E O MATEMÁTICO

A ABELHA E O MATEMÁTICO


O rei Davi, no Salmo 19.10 diz que os juízos do Senhor são “mais desejáveis do que o ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e destilar dos favos”. Esses favos são uns conjuntos de alvéolos onde a pequenina abelha deposita o mel fabricado com o pólen extraído das flores.
 A abelha, ao construir seu alvéolo de cera, resolve um problema de alta matemática, que resulta na forma hexagonal da porta do alvéolo. Igualmente o ângulo dos losangos que fecham à parte de trás desse pequenino reservatório assombra os matemáticos.
   Foi proposta ao inglês Collin MacLaurin, grande autoridade em matemática, a seguinte questão: “È dada uma figura hexagonal regular fechada em uma de suas extremidades por três losangos iguais. Que ângulos devem ter os losangos para que a figura comporte o Maximo de volume com maior economia de material?” Ele achou como resposta o ângulo de 70 graus e 32 minutos, exatamente a medida construída pelas abelhas!
   Não é maravilhosa a obra do nosso Deus? A abelha, que nunca foi à escola, resolve equações que só são possíveis com os cálculos elaborados e o uso de logaritmos. O Criador nos ensina, mais uma vez, como tão pequenina professora a humanidade que devemos ter para compreender Sua majestosa obra. Os mandamentos do Senhor, os quais o rei Davi comparou com os favos, são ainda mais doces e mais perfeitos!
                                     Deus é contigo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Confia em Jesus Copyright © 2010 Joaugper